Como Trabalhar a Coordenação Motora

Coordenação motora global (ampla)
A coordenação motora global trata dos movimentos dos membros superiores e inferiores, ela está relacionada à organização geral do ritmo, equilíbrio, as percepções gerais e ao desenvolvimento da criança.

Coordenação motora fina
A coordenação motora fina trata dos movimentos realizados pelas mãos e dedos e também de sua ligação entre a mão e o olho, a

coordenação visomotora. Esse desenvolvimento é de grande relevância para a escrita e necessita que a criança tenha boa tonicidade muscular nos membros superiores e inferiores.

COMO PODEMOS TRABALHAR A COORDENAÇÃO MOTORA FINA:
Muitas atividades podem ser realizadas com esse intuito, inclusive a coordenação é muitas vezes trabalhada sem se ter consciência nas atividades mais comuns do dia a dia, dessa forma deixo para vocês algumas dicas de atividades:

dobrar papel;
rasgar papel;
enrolar papel;
furar papel com furador;
carimbar papel;
colar papel;
recortar com tesoura;
ligar pontos;
fazer contornos e colorir;
desenhar;
colorir/pintar com giz de cera, lápis de cor, pincéis;
montar lego;
modelar massinha ou argila;
alinhavar materiais perfurados;
bordar no tecido ou no papel;
abotoar e desabotoar "botões";
abrir e fechar zíper;
abrir e fechar velcro;
amarrar cadarço...

Abaixo você pode conferir algumas atividades ligadas ao desenvolvimento da coordenação motora global ou fina, caso queira se informar mais sobre o assunto logo após as atividades você encontra alguns conceitos que podem ser úteis.

ATIVIDADES PSICOMOTORAS GLOBAIS

VAI E VÉM
Objetivo – Desenvolver a coordenação ampla, viso-motora, atenção e tônus muscular
Atividade – A atividade é desenvolvida com um brinquedo que deve ser utilizado em duplas, o brinquedo pode ser desenvolvido com garrafas pets, fitas adesivas, argolas e fios ou adquirido em lojas especializadas.
Desenvolvimento da atividade – Os participantes da atividade devem segurar nas extremidades, nas argolas plásticas, dando impulso, ao abrir os braços, no objeto para a outra extremidade.

CORDA
Objetivo – Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade – A atividade é desenvolvida com uma corda de quatro metros em média.
Desenvolvimento das atividades – Pode ser utilizada no chão, em que a criança anda descalça sobre a corda, com os braços abertos, procurando manter o equilíbrio.
Aproveitando a mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda.
Ainda esticada no chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita consecutivamente.
A corda pode ser erguida dez centímetros do chão para a criança pular de um lado para o outro.
A corda pode ser utilizada pela dupla como cabo-de-guerra, no meio do espaço utilizado deve ter uma marca no chão, para visualizar quem está vencendo o cabo-de-guerra.
As crianças podem pular corda.

BAMBOLÊ
Objetivo – Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade – A atividade é desenvolvida com quatro bambolês em média.
Desenvolvimento das atividades – Uma criança deve segurar o bambolê, enquanto outra vem engatinhando para passar por dentro do bambolê.
Girar o bambolê na cintura e outras partes do corpo, como pescoço e braço.
Com alguns bambolês alinhados lado a lado no chão, andar com a perna esquerda no bambolê esquerdo e a direita no bambolê direito.
Ainda com os bambolês no chão pular com os dois pés de um bambolê para outro.
Com um bambolê somente pular para dentro e para fora.
Brincar com o bambolê na mão, rodando-o como se fosse um volante.
Passar o bambolê pelo corpo inteiro a começar pela altura da cabeça.

ATIVIDADES PSICOMOTORAS FINAS

ALINHAVOS
Objetivo – Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal, estimular a orientação espacial, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade – A atividade é desenvolvida com alinhavos preparados com papel cartão e figuras plastificado ou adquiridos prontos.
Desenvolvimento da atividade – A criança deve trabalhar o alinhavo de forma livre ou orientada pelo professor. É possível trabalhar o alinhavo associando outros conhecimentos como as formas geométricas, números, letras, animais, meios de transporte.

ESPONJAS
Objetivo – Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal e melhorar o tônus muscular.
Atividade – A atividade é desenvolvida com uma bacia com água e várias esponjas coloridas, com texturas/dureza diferenciadas.
Desenvolvimento das atividades – Colocar as esponjas na água e pedir para a criança retirar uma a uma apertando bem retirando toda água da esponja.

PINÇA
Objetivo – Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade – A atividade é desenvolvida com dois (ou três) recipientes um com objetos e outro vazio e uma pinça tamanho médio.
Desenvolvimento das atividades – A criança deve transportar os objetos que estão em um recipiente com a pinça para outro recipiente vazio. Pode ser realizado também pedindo que a criança coloque os objetos no recipiente esquerdo ou direito.

ABOTOAR BOTÕES
Objetivo – Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade – Placa de feltro com botões pregados e recortes coloridos de feltro no formato de flores.
Desenvolvimento das atividades – A criança receberá a placa com as flores encaixadas nos botões para verificar o resultado final da atividade, as flores de feltro são retiradas e a criança começa a abotoar os retalhos nos botões.

CAIXA DE MACARRÃO
Objetivo – Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal e melhorar o tônus muscular.
Atividade – Será utilizado uma caixa forrada de material neutro com furos e macarrões do tipo penne.
Desenvolvimento das atividades – A criança recebe a caixa forrada com furos e os macarrões e é orientada para colocar os macarrões nos diversos buraquinhos da caixa.


4 comentários:

  1. Meu filho tem 3 anos ele não consegue copiar e mal mente cobrir A professora está exigindo que ele aprenda a copiar. Já tentei ensinar mas ele não consegue e tem preguiça de escrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa professora é louca? Criança de 3 anos não tem que copiar nada isso é um absurdo! Você pode trabalhar caminhos e alguns tracejados com seu filho, mas não copiar letras ou números, isso ele vai poder fazer somente quando for alfabetizado.

      Excluir
    2. Olá GilC JESUS,uma criança com três anos completo,consegue seguir tracejados,e traçar caminhos. Algumas,com estímulos moderados e levando para o lado lúdico,conseguem até traçar, de forma bem simples, números.O importante é vc não pressionar ,brinque com ele, torne toda atividade pura diversão, as crianças absorvem mais brincando.

      Forte abraço.

      Excluir