Plano de aula: apresentando a letra C - Alfabetização segundo BNCC

 

Língua Portuguesa - 1º Ano Fundamental Anos Iniciais


Práticas de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Objeto do conhecimento
Construção do sistema alfabético. 

Tema da aula
Letra C e seu som 

Objetivos da aula 
Reconhecer o som da letra C nas palavras apresentadas.  
Identificar a letra C nas palavras apresentadas.



Apresentando a letra C 
Apresente a letra e o seu som. Converse com as crianças mostrando que as letras tem som. Discuta com as crianças sobre as palavras que tem o som da letra C. Peça as crianças que identifiquem este som nas palavras apresentadas. Faça com as crianças listas com as palavras que começam com letra C. Exemplo animais que começam com letra C. Música que tenha palavras com a letra C. Trava-línguas. Trabalhe com rimas.  Mostre também palavras que tenham C no meio e no final da palavra. É importante que a criança faça  a conexão do som da fala com a letra. Assista com as crianças o vídeo abaixo para começar o trabalho!   

Clipe "As Letras Falam"


Aprendo o som das letras com trava-línguas
Trava-língua - Tiquequê
Cabaça, cabeça, cobiça, cabrocha, com bruxa
Olha o trava-língua
Batata, pateta, botina, patota, batuta
Êta nossa língua
Na sala, no selo, no sino, no sono, no susto
Olha o soluço
Trapaça, tropeça, tropica, pra troca, tripula
Eu já tô confuso

Trava, trevo, driblo, dobro, truco
Jafé, Jessé,Gisé, José, João
Mala, mela, minha, mola, mula
Saca, Zeca, chica, soca, chão



Alfabeto- letra c

Atividade 1
Após assistir ao vídeo, proponha as crianças que criem também trava-línguas com as palavras do quadro, ou use outras palavras que o professor achar pertinente. 
Atividade 2 
Antes de fazer a atividade converse com turma sobre o som da letra C em cada palavra. Faça o exercício  de ler pedaços da palavra e deixar que a criança descubra a outra parte da palavra. Por exemplo:  ___chorro. O professor poderá mostrar a figura que representa a palavra para facilitar a associação.     
Converse com as crianças sobre a consciência fonológica. A consciência fonológica é a habilidade de reconhecer e manipular os sons que compõem a fala, ou seja, entender que a palavra falada se constitui de partes que podem ser segmentadas e manipuladas (LAMPRECHT, 2009). Jogo para trabalhar consciência fonológica aqui!  
Ler e escrever requer a habilidade de transcodificar os sons da fala, pois o princípio alfabético é composto de relações entre fonema (som) e grafema (letra) que a criança, ao interagir com estas, deve ir aprendendo a analisá-las, diferenciá-las, aproximá-las, até chegar a compreensão que os sons associados às letras são os mesmos utilizados na fala (ADAMS, 2006). 

Jogo para alfabetizar consciência fonológica

 
Para assistir no youtubehttps://www.youtube.com/watch?v=NO0tBaapEHk

Atividade  3

Consciência fonológica.

Nesta atividade a criança irá perceber que apesar da sílaba ter trocado de lugar ela continua com o mesmo som. Antes de propor a atividade, leia com os alunos procurando analisar o som das sílabas destacadas nas palavras. 
Atividade 4 
Aprendendo com rimas 
Leia com os alunos  o poema e circule as palavras que rimam com cores diferentes. A rima é a repetição de sons semelhantes no final das palavras proporcionando sonoridade, ritmo e musicalidade. Discuta com as crianças sobre as palavras que rimam com o som da letra C. Exemplo: Por que macaco rima com caco? Porque bonita rima com cabrita? Por que macaco não rima com cabrita? Leve as crianças perceberem os sons que são produzidos pelas silabas.    

Atividade 5 
Interpretando texto através de ilustração 
Após a leitura do poema "A casa e seu dono" , proponha aos alunos que escrevam e  ilustrem cada pedacinho do poema em uma folha branca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário