Como organizar a sala de aula

O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação.

A maneira como a sala de aula está disposta pode fazer tanta diferença quanto a sua atitude para a eficiência do ensino. Vale a pena se esforçar para que a classe seja um ambiente acolhedor e propício para o desenvolvimento das atividades e capacidades dos estudantes, de participação e envolvimento.



Decoração: Separe a sala em diferentes áreas de acordo com as paredes. Uma delas pode ser, por exemplo, a área de exposição dos trabalhos dos alunos, com cartazes e trabalhos exemplares. Se administrado da maneira certa, pode servir como motivação para que os estudantes se esforcem mais para colocarem seus trabalhos como exemplo. Outra dica é uma parede da Segunda Guerra Mundial, Idade Média ou "Cenários Brasileiros", com exibições e conteúdos extras daquilo que está sendo ensinado no momento.

Atualize cronogramas: Em um local visível você pode colocar o cronograma das aulas do mês, com os conteúdos que serão vistos, datas de provas e prazos de entrega de trabalho. Escolha um aluno da sala para que mantenha o quadro atualizado e reveze esse papel uma vez por mês, desenvolvendo nos alunos o senso de responsabilidade e comprometimento com os colegas.

Separe as carteiras; Cada fileira de carteira deve estar disposta de forma que a circulação entre elas seja fácil e acessível. Você pode organizar de maneira fixa ou trocar a disposição dependendo da aula para promover debates e discussões. Independente do local onde estiverem, todos os alunos devem ter uma boa visão da lousa e área de apresentação.

Foco e atenção: Muitas vezes a conversa e falta de concentração dos alunos pode ser causada pela maneira como eles estão distribuídos em sala. Repense essa organização e procure a melhor solução para que o ensino esteja garantido.

A mentalidade correta: A sala de aula deve funcionar como um ambiente positivo e acolhedor tanto para você quanto para os alunos. A organização sozinha não consegue alcançar esse objetivo. A mentalidade correta deve partir de você e servir como exemplo para os estudantes, com a organização e decoração funcionando paralelamente e como complementação dessa perspectiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário