8 de jun de 2014

Dicas para cantinhos em sala de aula.

A importância dos cantinhos na Educação Infantil é imensa. Pois, a Sala de Aula pode e deve ser um ambiente propício para desenvolver todas as habilidades de maneira prazerosa.

Uma sala de aula de Educação Infantil, geralmente, já possui inúmeros materiais adequados à realização de atividades lúdicas, previamente planejadas com o intuito de desenvolver as habilidades necessárias. Entretanto, alguns "cantinhos" interessantes, muito simples de se criar e, principalmente, enriquecedores para o estímulo a descoberta são essenciais.

Então, aqui estão algumas sugestões, idéias, que devem ser analisadas e adequadas à cada professor, a cada escola, a cada turma, e até, a cada aluno.

Cantinho da Pesquisa: 
Caixa grande de papelão, bastante colorida, para despertar o interesse da crianças, disponibilizar: revistas variadas/ gibis/ gravuras/ fotos/ desenhos diversos. Material que poderá ser utilizado livremente ou, em pesquisa orientada (variedade: alimentação, vestuário, lugares. etc..), que poderá ser complementada por: desenho, criação de histórias orais, comparações entre imagens e sua realidade, etc. Essa exploração favorecerá o vocabulário, raciocínio lógico, criatividade, socialização de conhecimentos e, principalmente o interesse pela leitura e escrita.

Cantinho da Leitura:
É importante que os alunos compreendam a diferença entre este e o cantinho da pesquisa. Nesse "cantinho" devem conter livros de histórias infantis diversas adequadas à faixa etária dos alunos. Praticamente todas as salas de aula de turmas iniciais já possuem este "Cantinho" que deve ser feito com estantes da altura das crianças e almofadas coloridas ou tapete emborrachado para a Hora do ouvir e contar histórias – Se na sua escola as crianças tem que ir até outra sala para realizar esta atividade ou se os livros ficam escondidos e longe do alcance dos pequenos – Repense esta prática! É muito importante que as crianças tenham contato com os livros, e os identifiquem como algo do seu dia a dia, que está ao seu alcance, com o que pode contar. Isso facilitará todo o processo de alfabetização e será imprescindível para tornar seu aluno um futuro leitor. 

Cantinho da Música:
Sabemos que nem sempre é possível termos dentro de sala de aula um aparelho de som à disposição, porém este cantinho deve ser mantido dentro das possibilidades. Sugerimos gravar em CDs ou Fitas Cassete diferentes estilos musicais escolhidos pelo professor e pelo menos 1 preferido de cada aluno.


Temos várias sugestões de trabalho com músicas na Educação Infantil e estas são fundamentais sempre e não somente em aulas específicas de música, onde o tempo é muito limitado para a quantidades de atividades que podem ser realizadas. Nesse mesmo cantinho sugerimos que tenha uma Caixa com instrumentos musicais, que podem ser confeccionados pelas próprias crianças com a ajuda do professor.

Cantinho da Sucata:

Tudo que poderia ser lixo serve para você professor de Educação Infantil como um recurso de grande valia. Construir brinquedos, bonecos, casinhas; usar tampas de refrigerantes, palitos, potinhos para contagem; simplesmente manusear e distinguir cores e formas de olhos abertos ou vendados; são somente alguns exemplos do que pode ser feito com este rico material.

Cantinho das Dramatizações:
Imagine um baú repleto de chapéus, óculos, chales, bijuterias, maquiagens, fantasias, perucas, máscaras... Em frente a ele imagine um espelho na altura das crianças. Pronto! Você acaba de ter dentro de sua sala de aula um ambiente fascinante onde atividades corporais e de Jogo Simbólico serão realizadas.

Cantinho dos Jogos:
Os Jogos Pedagógicos confeccionados em EVA, cortiça, cartolina ou até mesmo os de madeira e borracha também devem estar ao alcance dos pequenos em um "cantinho" especial. Quebra-cabeças, Jogos de Encaixe e muitos outros... Sugerimos que caso não tenha como a escola oferecer nem tão pouco pedir ajuda aos responsáveis, que a professora vá confeccionando aos poucos, de acordo com as datas comemorativas por exemplo e colecionando-os numa caixa também separada.

Brinquedoteca:
E a sugestão dada aqui é que os momentos de brincadeiras com os mesmos também sejam, por vezes, supervisionados pelo professor ao qual pode fazer interferências criando situações-problemas, comparando-os a atitudes de sua realidade diária, provocando novas descobertas no meio das brincadeiras. Um bom observador pode descobrir muito dos alunos através de suas brincadeiras e tirar proveito disso sempre.


Pasta de Gravuras:
Ler e interpretar é para todos de fundamental importância. Sendo a leitura e a interpretação dos pequeninos através de figuras, fotos e desenhos, a proposta é criar uma pasta onde gravuras possam ser lidas e interpretadas.Atividade que pode ser realizada diariamente, na hora da rodinha, as crianças, orientadas pela professora descreverão o que vêem nas gravuras e expressarão o que entendem quando olham para elas. Deve-se ter o cuidado na escolha dessas gravuras, as quais deverão ser adequadas às necessidades da turma, produzindo enriquecimento quanto aos depoimentos dos alunos.

Os cantinhos das Artes, das Descobertas, das Novidades, da TV, da Psicomotricidade e tantos outros que você poderá criar, poderão fazer com que a escola se torne uma "caixinha de surpresa", onde diariamente se deseje voltar para conhecer novas e novas coisas. Devemos lembrar, que os mesmos fins, poderão ser alcançados através de recursos diferentes.

As atividades denominadas "rotineiras", como a chamadinha básica com os nomes e fotos dos alunos; a janelinha do tempo; o cartaz dos dias da semana, poderá ser introduzido também,uma importante notícia do dia, uma data especial, um acontecimento na escola, ou simplesmente a conclusão do dia registrada por escrito juntamente com os alunos.
Traçar objetivos, refletir sobre eles e criar em sala de aula um ambiente facilitador de aprendizagem, um ambiente rico em conhecimentos, verdadeiramente estimulante, só irá colaborar com sua proposta pedagógica promovendo habilidade que estimulará seu prazer e de seus alunos de frequentar a escola.

Finalmente, chame os responsáveis para visitar sua sala de aula. Incentive-os a colaborar com os materiais dos cantinhos. Explique a importância desses espaços para as crianças e seu processo de aprendizagem. Estimule-os a acompanhar as atividades, através de diálogos com os filhos sobre as atividades desenvolvidas no dia-a-dia e seu interesse em participar delas. Crie um ambiente amigável, respeitoso e de reconhecimento do trabalho realizado e seus benefícios.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...