Como trabalhar com o ajudante do dia

Na sala de aula tem sempre pequenas tarefas que podem ser feitas pelas crianças, valorizando-as , ao mesmo tempo que oportuniza responsabilidades e desenvolve a cooperação. Para essas tarefas pode trabalhar com o cartaz de ajudante do dia ou confeccionar um crachá para que ele possa ser identificado pelos colegas que precisarem de alguma ajuda, valorizando sua colaboração e fortalecendo a confiança entre os alunos.

De um modo geral, as crianças gostam da tarefa, mas se alguma não quiser participar não deve ser forçada, seu desejo de não ser Ajudante deve ser respeitado sem maiores perguntas. 

Deve ser feita uma escala de participantes e, se possível colar em um local visível da sala de aula, para que se saiba quem é o Ajudante do dia e também da próxima aula.

Ao começar o ano letivo a professora poderá fazer uma roda de conversa e explicar a necessidade de ter um Ajudante na sala, e que cada dia será uma criança diferente, este poderá ser estabelecida pela ordem alfabética dos nomes dos alunos, explicar também as funções do Ajudante do Dia.

1º passo:
Realize um diálogo com a turminha e fale um pouco sobre a importância do ajudante do dia na sala de aula. Aproveita a oportunidade e confeccione um painel com as atribuições do ajudante e afixe em um local de fácil acesso.

2º passo:
Confeccione para incentivar o aluno ajudante do dia, um acessório de uso como: Avental ou crachá ou plaquinha ou chapeuzinho etc. De modo que ao receber qualquer visita, esta perceba a existência do ajudante na sala e também pelas próprias crianças.

3º passo:

Encarregue o ajudante do dia a realizar ações/responsabilidades diárias junto aos coleguinhas, com a chamadinha, a fila do lanche, incentivar a limpeza da sala etc.

Algumas dicas de tarefas do ajudante do dia quanto a:

Arte
Misturar as tintas.
Preparar a cola.
Entregar aos colegas canetas, folhas, argilas e tesouras.
Organizar a oficina de percurso e, no fim, ajudar a guardar os materiais que não foram usados.Biblioteca
Organizar a fila dos colegas até a biblioteca, incentivar o silêncio no ambiente, entregar os livros devolvidos pelas crianças para a bibliotecária.

Espaço escolar
Lembrar aos amigos que eles não podem correr para não se machucar.
Lembrar aos colegas que eles não podem brigar com os coleguinhas.
Brincar com respeito nos espaços e brinquedos existentes no pátio da escola.

Banheiro
Lembrar às crianças que elas não devem espiar embaixo da porta do banheiro.
Lembrar aos colegas que eles não podem jogar papel higiênico no vaso sanitário.
Lembrar aos amigos que eles devem pegar apenas duas folhas de papel para enxugar as mãos.
Lembrar que não pode pedir para sair da sala constantemente, e sim nas emergências.

Sala de aula

Arrumar as cadeiras da sala.
Estender o tapete antes das rodas de história.
Recolher os papéis do chão.
Manter a sala limpa.
Ajudar o professor nas atividades de sala.
Resolução de conflitos
Dar ideias para os amigos de como resolver um problema.




Nenhum comentário:

Postar um comentário