Brincadeiras para Festa Junina

Esse post é para contribuir com suas preparações para festas juninas. Todo mundo sabe que festa é sinônimo de alegria, brincadeiras e pras crianças mais ainda. A dica é resgatar algumas brincadeiras antigas e acrescentar outras novas para realização da festa.

Segue abaixo 22 brincadeiras, aproveite!





1-Passa chapéu

Material:

*um chapéu de palha
*aparelho de som

1-Os participantes sentados no chão ou em pé fazem um círculo.
2-Coloque uma música caipira para tocar, enquanto o chapéu de palha vai passando de mão em mão. Se estiverem em pé, devem dançar sem sair do lugar.
3-Quando a música parar, quem estiver com o chapéu sai da brincadeira.
4-Vence quem conseguir ir até o final sem ser pego com o chapéu na mão.
--------------------------------------------------------------------------------------------

2-Pula a fogueira

Material:
*giz
*papéis coloridos picados

I-Trace no chão duas linhas, representando a largura da fogueira. O intervalo entre as linhas inicialmente deve ser pequeno.
2-Os jogadores ficam em fila e começam, um a um, a “pular” a fogueira. Quem não atingir o lado oposto, é "queimado" e sai do jogo.
3-A proporção que toda a fila pula a fogueira, as linhas vão se alargando, aumentando o desafio.
4-Ganha quem pular a maior distância sem se “queimar”.
-------------------------------------------------------------------------------------------

3-Pesca com peneira

Material:
*bacia grande
*várias tampas de garrafa pet
*água
*peneira plástica
*vareta de bambu

1-Sobre a mesa, coloque uma bacia com água e tampinhas plásticas de refrigerante boiando.
2-Para pescá-las, a criança deve usar uma peneira plástica de cozinha (usada para coar leite no copo), com o cabo amarrado numa vareta.
3-Cada participante terá três tentativas.
4-O professor anota o número de tampinhas pescadas.
5-Vence quem “peneirar” mais tampinhas.

Atenção: pode-se, também, utilizar uma colher de pau com o cabo bem comprido no lugar da peneira.
----------------------------------------------------------------------------------------------

4-Sapos em fila

Material:
*giz e apito

1-Trace duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma delas, os participantes são reunidos em dois grupos iguais.
2-Em fila, os alunos seguram firme na cintura de quem está na frente.
3-Dado o sinal, os participantes avançam pulando com os dois pés ao mesmo tempo. Se a fila se romper, o grupo volta à linha de largada.
4-Vence a turma que alcançar a linha de chegada primeiro.

Atenção: pode-se fazer mais de duas filas com os participantes. Exemplo: três filas com três participantes cada.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

5-Ovo na colher

Material:
*giz
*colheres de sopa
*ovos cozidos

1-Com um giz, desenhe no chão uma mini pista na quadra, determinando o local de partida e de chegada.
2-Cada aluno deve segurar com uma das mãos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido em cima.
3-Vence quem cruzar a linha de chegada sem derrubar o ovo.

Atenção: Se quiser variar, substitua o ovo por batata ou limão.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

6-Bola na lata

Material:
*6 latas de achocolatados ou leite em pó de 1 kg
*Retalhos de papel coloridos
*Cola branca
*Bolas de plástico médias (igual às da piscina de bolinhas)

1-Decore as 6 latas com os retalhos de papel e junte 3 latas com fita crepe, formando um conjunto de latas com duas fileiras.
2-Coloque as latas em cima de uma mesinha, com a "boca voltada para os participantes, a uma distância considerável da marca onde as crianças vão lançar as bolas.
3-Cada participantes recebe três bolinhas de plástico para fazer três tentativas.
4-Vence quem acertar mais bolinhas nos buracos das latas.
------------------------------------------------------------------------------------------------

7-Queimada mirim

Material:
*bola de meias macias
*lenços com estampa de bolinha
*lenços com estampa xadrez
*giz
*dado

1-Forme dois grupos, sendo que cada um usará o mesmo tipo de lenço.
2-Num determinado lugar da quadra, marque com o giz onde será o "poço", para onde deverão ir os jogadores "queimados".
3-Os jogadores misturam-se pela quadra.
4-Um jogador de cada equipe jogará o dado. O que tirar o número maior começará o jogo.
5-O objetivo é "queimar" com a bola de meia a pessoa do "lenço" diferente do seu. Se ela deixar a bola cair no chão, vai para o poço.
6-Se a bola é agarrada por qualquer membro da equipe, o jogador é salvo.
7-Ganha a equipe que "queimar" todos os jogadores adversários.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

8-O pé da cadeira

Material:
*3 cadeiras

1-Divida os participantes em dois ou três grupos com o mesmo número de alunos, os quais deverão ficar descalços e ceder os sapatos para a atividade.
2-Os calçados serão espalhados por toda a quadra ou o espaço em que será feita a dinâmica.
3-Uma criança do grupo deverá procurar dois pares de calçados idênticos e "vestir" os pés das cadeiras que estarão espalhadas pelo ambiente.
4-O grupo deverá permanecer nas laterais da quadra, orientando o colega na busca pelo sapato.
5-Vencerá a equipe que conseguir calçar os 4 pés das 3 cadeiras no menor tempo.
--------------------------------------------------------------------------------------------------

9-Sapatos de lata

Material
*4 latas de achocolatados ou leite em pó de 500 g
*barbantes
*prego e martelo

1-Com um martelo, faça um furo no meio de dois lados "paralelos" de cada lata (como é feito para colocar a alça num balde).
2-Passe um barbante por cada furo, dando um nó na ponta "de dentro", deixando do lado de fora a sobra do barbante, que é, mais ou menos, equivalente a metade do tamanho da criança.
3-Usando um sapato ou tênis fechado, o aluno vai "calçar" as latas, segurando-as pelos barbantes para ter apoio e andar até a linha de chegada (o percurso da corrida é de 1,5 metro).
4-É o vencedor quem chegar primeiro.

ATENÇÃO: Sempre faça a corrida de duas em duas crianças para observar o desafio de perto. Essa brincadeira estimula o equilíbrio.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

10-Dança dos pezinhos

Dinâmica:
*Cante a música Oi, bota aqui, oi, bota aqui o seu pezinho. O seu pezinho bem juntinho com o meu. Com as crianças.
*Ensine os passinhos.

1-Monte duas fileiras de crianças, uma de frente para a outra.
2-Quando começar a música, as crianças vão para frente, até que se encontram no meio do caminho, e tocam os pés uma das outras.
3-Sempre que mudar o refrão da música a garotada tem de trocar de lado.
4-Ao final, elas dão as mãos e dançam um animado balancê, como se estivessem no baile.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

11-Cadê meu par?

1-Separe as crianças em duplas e dê a elas um lenço da mesma cor. Cada dupla deverá usar tons diferentes.
2-Cada criança do mesmo par será uma “palavra”. Exemplo: uma é “pipoca” e a parceira, “milho”, isto é, são palavras que se complementam.
3-Ajude os alunos a memorizarem a “sua” palavra. Procure trabalhar com termos que lembrem a festa junina.
4-Coloque as vendas coloridas nas duplas e, depois, separe as crianças.
5-O jogo começa com uma falando a palavra e o seu par “complementar", em I minuto, tem de ir ao encontro dela. Acabado o tempo, passa a vez para outro jogador.
6-Ganha quando o primeiro par se encontrar.
----------------------------------------------------------------------------------------------

12-Achei o meu par de sapatos!
1-Forme duas equipes.
2-Os jogadores tiram os sapatos, que são recolhidos, embaralhados e enfileirados a uma distância de uns dez metros do grupo.
3-Após o apito, os jogadores deem correr para encontrarem o seu par de sapatos, calçando-os em seguida. Feito isso, voltam ao ponto de partida, pulando.
4-Quem calçar sapatos trocados, ou não os calçar direito, será desclassificado.
5-Cada jogador que retornar à linha de partida, e não for desclassificado, marcará um ponto para a equipe.
6-Ganha a equipe que conquistar o maior número de pontos.

----------------------------------------------------------------------------------------------


13-Estoura balões

Material:
*bexigas
*barbantes

1-Forme duplas com os alunos.
2-Cada participante deve amarrar, com barbante, um balão em cada pulso e em cada tornozelo; no total, cada criança terá quatro balões.
2-As duplas devem dançar enquanto procuram estourar os balões dos outros e, ao mesmo tempo, proteger os seus.
3-Vence a dupla que ficar com pelo menos um balão cheio.

---------------------------------------------------------------------------------------------

14-Pescaria

A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina. Ela é simples e bem divertida. Basta recortar peixes de papel grosso (tipo papelão) e colocar números neles. Devemos colocar uma argola na boca do peixe e enterrá-lo num recipiente grande com areia. Devemos deixar apenas a argola para fora e o número deve ficar encoberto pela areia. Os participantes recebem varas de pescar. Ganha a brincadeira aquele que pescar a maior quantidade de peixes ou com maior número de pontos. Em quermesses é também comum dar prêmios (brindes) aos participantes que pescam os peixes.

----------------------------------------------------------------------------------------------

15- Corrida do saco

Também muito tradicional, consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida. É possível também fazer a corrida em duplas.

--------------------------------------------------------------------------------------------
16-Corrida do Saci-Pererê

Parecida com a corrida do saco, porém os participantes devem correr apenas num pé.

-------------------------------------------------------------------------------------------
17. Jogo do rabo do burro

Este jogo é bem divertido. Usamos um burro desenhado em madeira ou papelão. O participante deve, com os olhos vendados, colocar o rabo no burro no local certo. O participante deve ser girado algumas vezes para perder a referência.


-------------------------------------------------------------------------------------------

18-Derrubando latas

Basta colocar várias latas vazias num muro. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas. 


-----------------------------------------------------------------------------------------
19. Correio Elegante

Os organizadores da brincadeira servem como intermediários na entrega de bilhetes com mensagens de amor, amizade, paquera ou apenas brincadeira. 


-------------------------------------------------------------------------------------------
20-Pau de sebo

Esta brincadeira está quase sempre presente em todas Festas Juninas. Os organizadores da festa colocam um tronco de árvore grande fincado no chão. Passam neste tronco algum tipo de cera ou sebo de boi. No topo do pau de sebo, coloca-se algum brinde de valor ou uma nota de dinheiro. A brincadeira fica interessante, pois a maioria dos participantes não conseguem subir e escorregam.


------------------------------------------------------------------------------------------

21-Quebra-pote

Um pote de cerâmica fina é recheado de doces e balas. Esse pote é amarrado em uma trave de madeira. O participante (geralmente criança), de olhos vendados, e munido de uma madeira comprida tentará acertar e quebrar o pote. Quando isso acontece todos podem correr para pegar as guloseimas.


-----------------------------------------------------------------------------------------

22-Corrida do Ovo na colher

Um ovo de galinha é colocado numa colher de sopa. Os participantes devem atingir a linha de chegada levando a colher com o cabo na boca, sem derrubar o ovo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário