Construindo regrinhas em sala de aula

A Laranjeira

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

· Organizar o trabalho e os tempos em sala de aula.
· Construir os combinados da sala
· Desenvolver noções de respeito e amizade
· Levar a criança a se expressar oralmente e plasticamente
· Construir aprendizado sobre plantio e cuidado de sementes

Duração das atividades
5 horas aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
O professor pode trabalhar algumas noções de respeito e normas de convivência.

Estratégias e recursos da aula

Introdução:
Todo início de ano letivo as crianças necessitam reconstruir alguns combinados importantes para a organização do tempo e do espaço na sala de aula. Tais combinados auxiliarão no processo educativo e por isso também trarão rebatimento na aprendizagem das crianças, porém é importante que elas possam falar sobre eles e participarem da construção dos mesmos.

Primeiro Momento: Leve para a sala de aula uma história para estimular o debate e esquentar a discussão. A sugestão é o livro “A laranja Colorida” Autor: Ronaldo Simões Coelho, Ed. Lê.

O livro conta a história de duas crianças que admiravam um pé de laranjas carregado de laranjas e que pensavam em dividir a laranja mais bonita do lugar. A laranja desejada gostou da ideia e fez de tudo, até se disfarçou, para que os pássaros não a encontrassem só para se guardar para o dia em que seria partilhada pelas crianças. Disfarçou-se tanto que quase não foi percebida no dia tão especial da partilha! Ainda bem que uma chuvinha a ajudou e deu tudo certo.

Numa rodinha de conversa – todas as crianças assentadas em círculo a fim de que possam se ver simultaneamente - leia a história para as crianças e proponha um debate. Converse com elas sobre o desejo da laranja de ser partilhada e seu empenho em se disfarçar para chegar o grande dia. Pergunte às crianças o que acham da atitude das borboletas em ajudar a laranja a se disfarçar.

Construa um texto coletivo com as respostas das crianças. Escreva o texto em letra caixa alta num cartaz grande e peça que as crianças façam a ilustração.

Segundo Momento: Combine com as crianças de levarem laranjas para dividir entre os colegas E as convide a plantar as sementinhas na escola. Nesse dia leve para a sala a réplica da obra de arte: Nove papagaios em uma laranjeira de Lucy Autrey Wilson, para que as crianças façam uma releitura da imagem. A releitura pode ser feita com tinta guache e papel sulfite e os desenhos devem ser expostos no varal da sala a fim de serem apreciados por todos da turma.

Terceiro Momento: Como todos concordaram em plantar as sementinhas de laranja, proponha então esse momento perguntando: Como se planta uma semente?. Muitas hipóteses surgirão e você professor então leva a informação de que para plantar é preciso adubar a terra primeiro e preparar a cova do plantio. É claro que os materiais para esse preparo já devem ter sido organizados por você anteriormente. Faça o plantio com as crianças e comecem um ciclo de observação dessa semente.

Caso o professor queira, pode ainda trabalhar a poesia:

Laranjeira

Baltazar de Godoy Moreira (SP 1898) Poeta, contista, professor, pedagogo.

Uma linda sementinha
Em meu quintal descobri
Alva! Macia, limpinha!
– Minha linda sementinha Que posso fazer de ti?
Faze uma covinha rasa Com boa vontade e amor, No quintal de tua casa,
Onde haja luz e calor.
Deixa-me lá, por favor.
Um dia quando tu fores moça, formosa e faceira.
Terei um tronco encorpado, e uma ramada altaneira.
Cheia de frutos e flores
Então, com maior agrado
Darei para o teu noivado,
Os botões de laranjeira 

Depois do plantio da semente construa com as crianças a linha do tempo com os seguintes dados

Ex.:
DATA DO PLANTIO /OBSERVAÇÃO DO CRESCIMENTO /OBSERVAÇÃO DO CRESCIMENTO

12/_____________20/__________________30/__________________


A linha do tempo deve ser construída de acordo com os acontecimentos mais importantes desde o plantio até o brotar ou não da plantinha.

Quarto Momento: Como o cuidado com a sementinha plantada será diário, retome com as crianças a importância de regar, adubar, tirar um tempo para esse cuidado em sala e converse com as crianças sobre as relações que estão estabelecendo.

Faça os seguintes questionamentos: para crescer forte, uma sementinha não precisa de cuidado? E a sementinha da nossa amizade em sala precisa de que para crescer?

Será que nós estamos cuidando do nosso coleguinha? O que podemos fazer para que nossos dias em sala de aula fiquem mais prazerosos e nossos coleguinhas mais felizes?

Na medida em que as crianças forem falando, vá fazendo uma lista das sugestões.

As sugestões dadas pelas crianças passarão a ser os combinados da turminha. O professor complementa a lista com o que achar conveniente, como os horários em que fazem cada coisa, tal como brincar, atividades, parque, lanche. Explique que existem horários definidos para cada atividade etc. Convide as crianças a construírem a Laranjeira da Amizade da turma. Peça que cada criança escolha uma das sugestões para ilustrar. Dê para as crianças a imagem de uma laranja para que elas façam a ilustração do combinado escolhido.

Elas podem fazer a ilustração por meio de desenho ou pintura.

Um comentário: