Plano de aula com o livro: Diário de uma Minhoca

Muita diversão com o Diário de uma Minhoca!Muitas descobertas a respeito da vida diária de uma minhoquinha. Lendo este diário, você terá uma ideia de como vive e se comporta uma minhoquinha aventureira. Muitas aventuras subterrâneas, sujeira e atos de heroísmo recheiam este diário.

Trata-se de um diário escrito por uma minhoca. No início, um álbum de fotos e recordações com o boletim da minhoca : Escavação- nota A; Jardinagem – nota B+ e alguns comentários do professor : trabalha bem em grupo , precisa aprender a se controlar para não comer o dever de casa.”


O livro é bem divertido, trata de uma maneira próxima das crianças o diário, o boletim e traz idéias bacanas de como colocar legendas em fotos : “ Meu primeiro túnel” ; ““Meu montinho de terra predileto”, etc.



Livro aqui:
https://picasaweb.google.com/112901922153952246846/DIARIODEUMAMINHOCA3BAC

Sugestão de atividade


DIÁRIO DE MINHOCA

Este trabalho surgiu a partir do interesse das crianças pelas minhocas.

Em uma roda de conversa um dia comentei que tinha visto uma minhoca dentro de minha casa, então questionei como é que ela foi parar lá. Todos se encantaram com o episódio e em grupo resolvemos pesquisar sobre a vida deste animal.

Surgiu a ideia de fazermos um diário, listamos o que é importante colocarmos em um diário como: data, descrição de algo importante e o registro através de imagens ou colagem de objetos.

1 PASSO: Em roda com as crianças foi colocado uma minhoca no tapete e cada criança pode observa-la de perto utilizando uma lupa. Descrevemos as características desse animal, como respiram, como se reproduzem, como se locomovem, como seu corpo é composto e sua importância para o meio ambiente.

2 PASSO: Fomos até a horta do Pré e cavamos a procura de minhocas, as crianças puderam pega-las e tirar suas impressões ; se elas eram quentes ou frias, secas ou com muco, compridas ou pequenas e as crianças descobriram que se a minhoca for cortada em um de seus anéis consegue se regenerar.

3 PASSO: Após as crianças aprenderem que a minhoca se movimenta utilizando suas cerdas e fazem túneis no solo, propomos uma atividade de artes para que as crianças levantassem hipóteses dos movimentos das minhocas. Fornecemos tinta guache para escolha de cor, sulfite e um pedaço de barbante. Com um pingo de 2 duas cores de tinta no sulfite e o barbante sobre a tinta, as crianças tiveram que dobrar a folha e movimentar o barbante formando o caminho da minhoca. Resultou num lindo trabalho.

4 PASSO: As crianças fizeram minhocas com massinha de modelar e utilizando canudinhos de refrigerantes passados pelo barbante e puderam criar minhocas curtas, compridas, finas e grossas e dialogar com os amigos sobre as minhocas em quanto brincavam.

5 PASSO: No pátio externo molhamos a terra e as crianças utilizando-se de gravetos encontrados no parque fizeram desenhos em papel kraft fixados na parede e se divertiram mexendo na lama, também puderam desenhar com canetinhas o caminho da minhoca.

6 PASSO: Construção de um terrário. Listamos com as crianças o que a minhoca precisava para viver: terra, água, planta e ar e fizemos o terrário em um galão de 5 litros de água mineral com a ajuda de todas as crianças. No outro dia as crianças observaram o primeiro dia de chuva na casa da minhoca aproveitamos para explicar como ocorre o ciclo de água.

7 PASSO: Cantamos a música da minhoca e vimos a história do "DIÁRIO DE UMA MINHOCA" de Doreen Cronin, ilustrado por Harry Bliss no Data show, dessa forma finalizamos as atividades sobre a minhoca e construímos o Diário Vida de Minhoca da turma do Pré.

Fazendo um diário
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Entrar em contato com a obra de Clara Feldman.
-Discutir a função da palavra quando se escreve um diário.
-Conhecer livros famosos em forma de diário.
-Elaborar um pequeno diário.

ATIVIDADE

A partir da leitura em voz alta feita pela professora e da visualização das imagens do livro Diário de uma Minhoca, os alunos foram convidados a desenvolverem diários. Porém ficou livre o tema, ou seja, eles poderiam escolher qual seriam os personagens ou personagem principal da obra.

Depois de muito pensarem em que seriam os atores dos textos, escolheram o boné, os tênis, a bruxinha, o guarda-chuva, o apaixonado, o cachorro e o caderno como protagonistas.

Como o texto Diário de uma Minhoca é muito rico, tanto em imagens como em informações, creio que isso proporcionou uma busca por parte dos alunos em serem criativos, bem-humorados, inusitados.

Os trabalhos realizados foram extremamente significativos e diferentes.

Além do mais houve uma preocupação em serem originais nas escolhas.

Os alunos em grupos queriam desenvolver um diário original.

O que ficou destacado também foi a disposição em criar desenhos adequados à obra.

Essa turma, no geral, é muito empenhada quando se trata de criação textual uma vez que são muito investigativos e buscam criar projetos e atividades que fogem ao padrão tradicional.

Sempre questionam sobre as aulas e as abordagens oferecidas.

2 comentários:

  1. O livro não esta mais disponivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu não sei se tenho o livro salvo e se tiver nem lembro onde está e como nomeei no pc. Eu tenho ele físico. É um livro muito bom, vale apena comprar.

      Excluir