9 de ago de 2014

Por que trabalhar com cantinhos na educação infantil?

As atividades lúdicas devem fazer parte do cotidiano das crianças na pré-escola uma vez que a brincadeira é uma atividade educativa essencial que faz parte da infância e deve ser levada para dentro da sala de aula.

Cantinho do Brinquedo

“Brincar fornece à criança a possibilidade de construir uma identidade autônoma, cooperativa e criativa.” (ABRAMOWICZ, p.56)


Segundo Kramer (1998) a utilização de cantinhos na sala de aula é de fundamental importância para o bom desenvolvimento da criança, pois assim os alunos terão a oportunidade de estudar em um ambiente propício para desenvolver suas habilidades de uma maneira prazerosa e lúdica.

Cantinhos Possíveis 
Cantinho da Leitura 
Cantinho dos Brinquedos 
Cantinho da Massinha 
Cantinho das Artes, Pesquisa e Estudo 
Cantinho dos Jogos Pedagógicos 
Cantinho da Música 
Cantinho das Dramatizações 
Momento do Cinema 
Momento da Informática

O desenvolvimento dos cantinhos

1° Momento: Acolhida Elas chegam à sala de aula, colocam as mochilas num canto destinado para as mesmas e se sentam em uma roda.

Acolhida

2° Momento: Rodinha de Conversa São trabalhados a questão da oralidade com as crianças e as regras para participação dos cantinhos.

Rodinha de Conversa

Para que todos possam participar de todos os cantinhos foram elaboradas as seguintes regras: 4 a 6 alunos por cantinho sendo meninos e meninas juntos. Rodízio de 40 minutos por dia. Todos são responsáveis pela organização do cantinho para os próximos. Todos deverão zelar dos materiais

3° Momento: Cada grupo irá para um cantinho São organizados de 4 a 5 cantinhos por dia dependendo da quantidade de alunos

4° Momento: Encerramento Ao final do dia é feita uma nova rodinha de conversa para avaliar a dinâmica dos cantinhos onde as crianças podem dar sua opinião, sugestões sobre as atividades desenvolvidas naquele dia.

Encerramento

Considerações Finais Essa práxis pedagógica propicia a observação e análise da criança individualmente e no grupo. É importante que o professor faça as intervenções necessárias para o bom andamento das atividades sendo um verdadeiro mediador do processo educativo.

“Nesse tipo de trabalho, os professores observam permanentemente a movimentação das crianças e, ao mesmo tempo, dos diferentes grupos, a fim de oferecer novos materiais, desafios ou situações capazes de enriquecer as experiências e ampliar os conhecimentos em jogo.” (KRAMER, 1998, p.76).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...