Jogo: Corrida da Vida

Como fazer:
Para fazer o tabuleiro, copie a imagem para um editor de texto (Word, por exemplo) e redimensione para o tamanho desejado. Eu tirei cópia no papel A3 para ficar maior. Caso não seja possível, imprima e cole em papel mais duro, como cartolina, papel cartão etc.


Regras do jogo:
Após decidir quem iniciará a partida, joga-se o dado. O professor andará o número de casas correspondentes. As casas em preto trazem perguntas relacionadas ao cotidiano (ver abaixo). Dependendo da resposta, há um prêmio ou uma punição.




Perguntas:

4 – Você está com a viagem dos seus sonhos marcada, mas com o caos nos aeroportos, ela está por um fio. O que você faria numa situação assim?

a) Torceria para conseguir viajar (Fique onde está)
b) Discutiria com o funcionário da companhia área, pois é obrigação deles arrumar um vôo para você (Volte 2 espaços)
c) Não há nada a fazer (Fique onde está)

8 – Na escola, todos tiram sarro de um colega. O que você faz?

a) O mesmo (Volte 2 espaços)
b) Tento convencer o pessoal a parar, pois sei que ele fica ofendido e chateado (avance 3 espaços)
c) Nada (Fique onde está)

16 – Com que freqüência você come salada e outros elementos saudáveis?

Sempre (Avance 2 espaços)
Nunca (Volte 2 espaços)
Às vezes (Avance um espaço)

21 – Fazer perguntas da aula anterior.

Certo – Avance 3 espaços
Errado – Volte 2 espaços

26 – Você briga com seus irmãos?

Não (Vá para a casa 30)
Só quando ele(a) começa (volte 2 espaços)
Todo dia e toda hora (Volte para a casa 22)

35 – Na escola, você:

a) Só presta atenção nas aulas que você gosta. Nas outras fica conversando e brincando com os colegas. (Volte 3 casas)
b) Procura prestar atenção em todas as aulas (Avance 3 casas)
c) Não presta atenção em nada. (Volte para a casa 27)

39 – Quando você é contrariado, você costuma xingar as pessoas?

a) Sim (Volte 2 casas)
b) Não (Avance uma casa)
c) De vez em quando (Volte uma casa)

43 – O que você acha de brincadeiras como tirar a cadeira antes do outro sentar?

a) Não faço, mas acho engraçado (Volte 2 casas)
b) Não gosto desse tipo de brincadeira (Avance uma casa)
c) Gosto e faço (Volte um espaço e perca uma rodada)

45 – Fazer perguntas da aula anterior.

Certo – Avance 3 espaços
Errado – Volte 1 espaço

49 - Você descobre que tem como abrir o cofrinho do seu irmão sem precisar quebrar e sem precisar de chave. O que você faria numa situação assim:

a)Nada. O cofre não é meu. (Fique onde está)
b)Pegaria só umas moedinhas de vez em quando. Não iria fazer falta (Volte 3 casas)
c)Pegaria dinheiro, mas avisaria depois. (Volte uma casa)

53 – As regras de trânsito são aplicáveis a motoristas, ciclistas e pedestres. Ao atravessar a rua, você:

a) procura atravessar no sinal, nas passarelas, optando pelo mais seguro (avance 2 espaços)
b) atravessa em qualquer lugar. Se não houver sinal, corre. (perca sua vez)
c) Depende do momento e do horário (volte um espaço)

56 – Você precisa subir pro seu apartamento de escada. No caminho, encontra uma senhora com compras na mão. O que você faz:

a)Nada. Passa direto (Volte 2 casas)
b)Oferece ajuda (Avance 3 casas)
c)Chama alguém para ajudá-la. (Fique onde está)

62 – É seu aniversário e você ganhou um presente que não gostou. O que faz:

a) Não fala nada, mas faz uma cara... (Volte uma casa)
b) Agradece (Fique onde está)
c) Dependendo de quem deu o presente, reclama na hora. (Volte 2 espaços)

67 – Você caiu numa área duvidosa. Volte 2 espaços.


IMPORTANTE: O professor deve destacar que o mais importante nesse jogo não é ganhar e sim refletir como agiríamos em situações semelhantes. Isso porque algumas vezes mais de um jogador cairá na mesma casa e já saberá o ‘prêmio’ ou o ‘castigo’.

Conclusão:
Ensine valores com esse jogo! Lembrando que a nossa vida é feita de escolhas. E são as nossas escolhas que vão determinar o que somos hoje e amanhã.

Outros temas possíveis: Amor à verdade, Liberdade e limites; Relações do homem com a sociedade.

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