8 Brincadeiras com livros

Confira ideias que podem ser adaptadas para várias idades e aproveite para se divertir com a criançada, incentivar os pequenos a ler mais e descobrir junto com eles que os livros combinam (e muito) com diversão. Veja sugestões para continuar se divertindo com os livros depois da leitura:

1. Quem foi que disse?

Você vai precisar de:
- livros já bem conhecidos da turma
- papel
- canetas
- 1 saquinho

a) Recortem várias tiras de papel.
b) Peça que todos folheiem os livros, escolham três frases ditas por personagens de livros diferentes, anotem e depois copiem uma frase em cada tira de papel.
c) Misturem os papéis no saquinho e escolham quem vai ser o primeiro a sortear uma frase, ler em voz alta e tentar descobrir que personagem disse aquela frase.
d) Se o participante errar, ganha uma pista: a turma vai indicar o livro de onde a frase foi escolhida. Se errar de novo, terá de pagar um castigo e fazer uma imitação do personagem.

2. De olho no cenário

Você vai precisar de:
- livros bem conhecidos da turma
- papel
- lápis de cor

a) A turma se reúne e folheia os livros livremente, lendo trechos ou até os livros inteiros, dependendo do volume de texto. Depois todos colocam os livros no centro da roda.
b) Cada um, sem contar a ninguém, vai escolher um livro ou trecho legal e desenhar o cenário da história escolhida. Mas atenção: avise que ninguém pode desenhar personagens, apenas os ambientes.
c) Depois, todos os desenhos serão expostos juntos e a turma vai tentar descobrir que lugar foi desenhado e a que livro o desenho se refere.

3. E aí então...

Você vai precisar de:
- um livro que a turma nunca tenha lido
- papel
- caneta

a) Escolha um livro, mostre a capa, leia o título e a primeira página em voz alta e convide cada um a continuar a história como quiser - escrevendo, desenhando, fazendo uma história em quadrinhos ou falando.
b) Façam uma exposição com as histórias ou uma roda de leitura.

4. Diário de férias

Você vai precisar de:
- livros
- papel
- caneta

a) Ao sair para uma viagem ou passeio, sugira que a criançada leve seus livros favoritos na mochila.
b) Ao voltar, convide-os a contar, desenhar ou escrever sobre o que aconteceu durante o passeio do ponto de vista de um personagem do livro.
c) Imagine, por exemplo, que o escolhido seja um dos livros da série Sítio do Picapau Amarelo e que a criança vá contar como a boneca Emília se sentiu passeando na praia ou conhecendo o zoológico.

5. Sem falar

Você vai precisar de:
- papel
- caneta
a) Escreva títulos de histórias famosas (sem repetir), como João e o Pé de Feijão, Cinderela e outras.
b) Recortem tirinhas de papel deixando cada história em uma tira e dobrem as tirinhas.
c) Sorteiem quem será o primeiro a pegar um papelzinho e fazer uma mímica com referência à história.
d) Quem acertar o nome da história será o próximo a sortear um papel e fazer uma mímica.

6. Mix de histórias

Você vai precisar de:
- papel
- caneta
- 1 saquinho

a) Reúna a turma e escrevam no papel nomes de personagens famosas (sem repetir), como Emília, Chapeuzinho Vermelho, Capitão Cueca e outras.
b) Recortem as tirinhas de papel deixando cada nome de personagem em uma tira, dobrem as tirinhas e coloquem todas no saquinho.
c) Cada participante pega dois papéis.
d) Formem uma roda e tirem na sorte quem vai ser o primeiro a ir para o centro do grupo e improvisar uma piada ou história curta imaginando o que aconteceria quando essas duas personagens se encontrassem.
e) No final da história, o contador convida outra personagem para continuar a brincadeira e quem tiver o papel com o nome escolhido será o próximo.

7. História do avesso

Você vai precisar de:
- papel
- caneta
- 1 saquinho

a) Reúna a turma e escrevam no papel nomes de personagens famosas (sem repetir).
b) Recortem as tirinhas de papel, deixando cada nome de personagem em uma tira, dobrem as tirinhas e juntem todas em um saquinho.
c) Sorteiem quem será o primeiro participante a sortear um nome. Ele tem de dizer "Se eu fosse a (o)...", completando com o nome do personagem e dizendo algo que faria de um modo diferente do que acontece na história tradicional, mudando o enredo e inventando um final. Por exemplo: "Se eu fosse a Branca de Neve nunca morderia a maçã envenenada, porque detesto maçãs. Eu convenceria a bruxa a dar só uma mordidinha e ela dormiria para sempre!".

8. Filmes e livros

Você vai precisar de:
- DVDs de filmes
- livros

Muitos filmes são baseados em livros. Que tal escolher alguns para assistir em casa e depois procurar o livro correspondente para que a criançada leia e compare as histórias, analise os personagens e ambientes? Também vale procurar filmes baseados em livros que a turma já tenha lido e fazer comparações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário