15 de mai de 2014

Plano de Aula Pronto do Livro "Maria-vai-com-as-outras"

Este plano de aula tem como objetivos trabalhar a identidade e a autonomia na educação infantil. As atividades também podem ser incrementadas ainda mais, basta usar sua criatividade. Espero que gostem!


Tema do Plano de Aula: Construindo nossa própria identidade

Livro trabalhado: “Maria Vai Com as Outras” de Sylvia Orthoff.


Justificativa
Trabalhar com a história 'Maria Vai Com as Outras', o que possibilitará mostrar para as crianças que cada um tem a sua própria identidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se isso é bom para a gente ou não.

Objetivos gerais
- Despertar nos alunos o gosto pela literatura.
- Estimular a criatividade e o imaginário.
- Refletir sobre a identidade (Quem sou eu?)

1º Momento: Leitura do poema 'Identidade' de Pedro Bandeira. Outra sugestão: 'O nome da gente', também de Pedro Bandeira. Na rodinha, conversar sobre os poemas e sobre a Identidade de cada criança.



2º Momento: Leitura do livro Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthoff
Após contar a história “Maria Vai Com as Outras”, conversar sobre as atitudes de Maria. Por que Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam? O que aconteceu para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam? Você acompanha tudo o que seus colegas fazem?

3º Momento: Jogo de boliche.
Construir um boliche com garrafa pet, usando um desenho de ovelha colado na garrafa.
Regras: Formar equipes para jogar (equipe A,B,C e D). Jogar a bola para derrubar os pinos/ovelhas; Elaborar um gráfico, com as quantidades de pontos obtidos por cada criança /ou equipe. Vencerá a criança/ou equipe que obtiver mais pontos.



4º Momento: Teatro/Dramatização/Fantoches/livro de eva
Fazer a dramatização da história “Maria Vai Com as Outras” usando fantoches, dedoches, aventais de histórias ou outro recursos que preferir.





5º Momento: Finalização com oficina de sucata
Uma linda sugestão é fazer com sua turma ovelhinhas na garrafa pet e encher de guloseimas ou pipoca. Depois da festa, a ideia ainda serve como porta trecos.


Modo de fazer a ovelhinha de garrafa pet: Para fazer a ovelhinha da imagem você irá precisar de uma garrafa descartável cortada na altura que você quiser, EVA atoalhado branco, EVA comum marrom (para as patinhas) e EVA cor da pele (para a carinha).

Para que o EVA contorne certinho a garrafa, corte no tamanho correto e vá colando e moldando com as mãos bem apertado ao redor da garrafa. Cole com cola quente. Logo após cole as patinhas e a cabeça. E para finalizar faça a carinha da ovelha (o nariz, a boquinha e os olhos), passe um pouco de blush rosa nas bochechas, e se quiser coloque lacinhos nas orelhas.

Dica: Você também pode reaproveitar outros materiais reciclados para confeccionar lembrancinhas como caixas de todynho, copos de danoninho e outros.

OUTRAS SUGESTÕES:


1-Cartaz da história em EVA



2- Ovelha de pipoca para pendurar




Você vai precisar de:
Cartolina ou papel cartão, pipoca branca, fita, cola

Como fazer: Desenhar e cortar uma cabeça da ovelha, corpo e pernas para fora da cartolina ou papel cartão. Cole a cabeça e as pernas no corpo. Espalhe uma fina camada de cola branca escolar sobre o corpo da ovelha. Polvilhe pipoca branca sobre o corpo e deixe secar. Use a fita para criar um gancho e laço para decorar a ovelha.


3- Saco de pipoca com rosto de ovelha




Para fazer uma ovelhinha porta pipoca você vai precisar:

  • Uma sacola plástica transparente
  • Uma cabecinha de isopor (faça também com EVA ou tampinha pintada, papelão...) 
  • Fita para o lacinho 
  • Pipoca
  • e detalhes em EVA.






4-Você também pode montar um livro da história em papel, eva ou feltro. 


ATIVIDADES EXTRAS










AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas,dos jogos, brincadeiras e apresentação teatral.


Extra: Dinâmicas e Brincadeiras

1- Ovelha e Pastor

Local espaçoso
Objetivo: O pastor alcançar a ovelha.
Regras:
Formar uma roda de mãos dadas. A ovelha fica no centro e o pastor de fora.
Dado o sinal o pastor deverá pegar a ovelha.
A roda deverá dificultar a passagem do pastor e facilitar a passagem da ovelha.
Só vale usar para escapar a ajuda da roda ao sair e entrar nela.
Quando a ovelha é agarrada, esta vai para a roda, o pastor vira ovelha e escolhe-se outro pastor. Termina quando acabar o interesse.

------------------------------------------------------------------------------------------------
2- Brincadeira da Ovelha perdida

Uma criança é escolhida e seus olhos vendados. Uma vara é colocada em sua mão, enquanto os outros formam um círculo ao seu redor. O cego vai apontando com a sua vara e pergunta: “você é a minha ovelha perdida?” A pessoa apontada deve pegar a vara e levá-la perto da sua boca e emitir um balido, disfarçando a voz, mas se for reconhecida deverá tomar o lugar do cego. Cada vez que isto acontece, os jogadores mudam de lugar para não ser reconhecida a sua posição.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...