Albrecht Dürer
O combate de São Miguel com o dragão de Albrecht Dürer.
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Essa xilogravura ilustra uma cena do livro do Apocalipse, do Novo Testamento, que teria sido escrito por João, um dos apóstolos de Jesus Cristo. Segundo alguns estudiosos, esse livro refere-se ao fim dos tempos. 0 trecho ilustrado diz respeito à luta entre Miguel e os anjos do bem contra o dragão e os anjos do mal: seria, portanto, o conflito final entre o bem e o mal. Observe a riqueza de detalhes das imagens: a grande quantidade de traços negros e áreas brancas mostra o trabalho na madeira usada como matriz. Note que o artista conseguiu expressar a intensidade da luta: o vigor e a determinação das forças do bem e a resistência e a agressividade das forças do mal. Dürer criou, ainda, outro contraste interessante: enquanto no espaço celeste é travada uma batalha, no espaço humano vê-se uma pequena e tranquila cidade. Qual o significado disso? Para responder, apenas podemos levantar hipóteses: há uma intensa luta entre o bem e o mal, não percebida pelos seres humanos? Os anjos do bem protegem os seres humanos combatendo o mal em seu lugar? A resposta dependerá da crença de cada um.
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Representação de lebre em aquarela e guache
sobre papel (1502), de Albrecht Dürer.
Dimensões: 25 cm X 22,5 cm. Albertina, Viena.
O realismo de Dürer
Observe o realismo com que o desenho e a pintura feitos por Dürer reproduzem uma lebre. Note a aparência do pêlo, a postura das patas e das orelhas, os pêlos delgados e longos do focinho e o brilho dos olhos. Para reproduzir a figura de um animal como Dürer o fez, é preciso tanto dominar a técnica do desenho e da pintura quanto ter grande capacidade de observação.
A técnica de xilogravura
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Na xilogravura o artista desenha uma figura sobre um bloco de madeira. Inicialmente, com um instrumento chamado goiva, ele faz sulcos na madeira, seguindo o desenho. Esses sulcos deixam aprofundadas as partes da figura que ele quer que fiquem brancas na impressão.
Os contornos e detalhes ficam salientes e, como serão cobertos por tinta preta, aparecerão como os traços negros da figura. Depois de fazer os sulcos na madeira, o artista cobre as partes salientes com tinta preta, geralmente nanquim - muito adequada para desenhistas e gravadores porque permite recobrir linhas muito finas. Aplicada a tinta sobre a figura, o artista coloca o bloco de madeira sobre uma folha de papel, com o desenho voltado para ela, e o pressiona, decalcando o desenho, isto é, transferindo-o para o papel. Como o gravador pode repetir algumas vezes a impressão do que foi gravado na madeira, dizemos que, na xilogravura, a madeira é a matriz desse tipo de gravura.
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Hans Holbein
Erasmo de Roterdã
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Essa é uma das mais conhecidas pinturas de Holbein. Observe como o artista retratou o filósofo Erasmo com simplicidade e realismo, em sua mesa de trabalho, e não numa pose especial para a pintura.
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Hieronymus Bosch
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O jardim das delícias
Esta obra é um tríptico. No painel da esquerda, Paraíso terrestre, o artista retrata a criação de Adão e Eva, tendo como cenário uma paisagem estranha, nada parecida com o paraíso descrito na Bíblía. O painel central é o próprio Jardim das delícias. Aí, curiosas personagens - animais terrestres, aves, peixes e frutos - formam um conjunto incomum e parecem participar de um acontecimento incompreensível para o observador (veja o detalhe da fig. 8.6). No painel da direita, O inferno musical, Bosch cria uma situação ainda mais surpreendente ao misturar formas humanas, animais, vegetais e minerais em meio a tons escuros.
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Pieter Bruegel
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Quando observamos essa obra, três aspectos nos chamam a atenção. Primeiro, a composição com grande número de personagens, técnica que o artista dominava com segurança. Segundo, a forte impressão de movimento. Terceiro, a atitude das crianças: elas não parecem estar brincando por prazer, mas por obrigação, como quem executa um trabalho. Essa sensação nos é transmitida pela ausência de sorriso no rosto.
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Outros sites para pesquisa
Mais sobre Albrecht Dürer no site da Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Albrecht_D%C3%BCrer
Mais sobre Hans Holbein no site da Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Holbein,_o_Jovem
Mais sobre Hieronymus Bosch no site da Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hieronymus_Bosch Mais sobre Pieter Bruegel no site da Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Pieter_Bruegel_o_velho
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