Albrecht Dürer

Texto complementar


Albrecht Dürer


O combate de São Miguel com o dragão de Albrecht Dürer.




Essa xilogravura ilustra uma cena do livro do Apocalipse, do Novo Testamento, que teria sido escrito por João, um dos apóstolos de Jesus Cristo. Segundo alguns estudiosos, esse livro refere-se ao fim dos tempos. 0 trecho ilustrado diz respeito à luta entre Miguel e os anjos do bem contra o dragão e os anjos do mal: seria, portanto, o conflito final entre o bem e o mal. Observe a riqueza de detalhes das imagens: a grande quantidade de traços negros e áreas brancas mostra o trabalho na madeira usada como matriz. Note que o artista conseguiu expressar a intensidade da luta: o vigor e a determinação das forças do bem e a resistência e a agressividade das forças do mal. Dürer criou, ainda, outro contraste interessante: enquanto no espaço celeste é travada uma batalha, no espaço humano vê-se uma pequena e tranquila cidade. Qual o significado disso? Para responder, apenas podemos levantar hipóteses: há uma intensa luta entre o bem e o mal, não percebida pelos seres humanos? Os anjos do bem protegem os seres humanos combatendo o mal em seu lugar? A resposta dependerá da crença de cada um.



Representação de lebre em aquarela e guache
sobre papel (1502), de Albrecht Dürer.
Dimensões: 25 cm X 22,5 cm. Albertina, Viena.


O realismo de Dürer

Observe o realismo com que o desenho e a pintura feitos por Dürer reproduzem uma lebre. Note a aparência do pêlo, a postura das patas e das orelhas, os pêlos delgados e longos do focinho e o brilho dos olhos. Para reproduzir a figura de um animal como Dürer o fez, é preciso tanto dominar a técnica do desenho e da pintura quanto ter grande capacidade de observação.

A técnica de xilogravura






Na xilogravura o artista desenha uma figura sobre um bloco de madeira. Inicialmente, com um instrumento chamado goiva, ele faz sulcos na madeira, seguindo o desenho. Esses sulcos deixam aprofundadas as partes da figura que ele quer que fiquem brancas na impressão.

Os contornos e detalhes ficam salientes e, como serão cobertos por tinta preta, aparecerão como os traços negros da figura. Depois de fazer os sulcos na madeira, o artista cobre as partes salientes com tinta preta, geralmente nanquim - muito adequada para desenhistas e gravadores porque permite recobrir linhas muito finas. Aplicada a tinta sobre a figura, o artista coloca o bloco de madeira sobre uma folha de papel, com o desenho voltado para ela, e o pressiona, decalcando o desenho, isto é, transferindo-o para o papel. Como o gravador pode repetir algumas vezes a impressão do que foi gravado na madeira, dizemos que, na xilogravura, a madeira é a matriz desse tipo de gravura.


-------------------------------------------------------------------------------------------
Hans Holbein

Erasmo de Roterdã




Essa é uma das mais conhecidas pinturas de Holbein. Observe como o artista retratou o filósofo Erasmo com simplicidade e realismo, em sua mesa de trabalho, e não numa pose especial para a pintura.


-----------------------------------------------------------------------------------------

Hieronymus Bosch





O jardim das delícias

Esta obra é um tríptico. No painel da esquerda, Paraíso terrestre, o artista retrata a criação de Adão e Eva, tendo como cenário uma paisagem estranha, nada parecida com o paraíso descrito na Bíblía. O painel central é o próprio Jardim das delícias. Aí, curiosas personagens - animais terrestres, aves, peixes e frutos - formam um conjunto incomum e parecem participar de um acontecimento incompreensível para o observador (veja o detalhe da fig. 8.6). No painel da direita, O inferno musical, Bosch cria uma situação ainda mais surpreendente ao misturar formas humanas, animais, vegetais e minerais em meio a tons escuros.


-----------------------------------------------------------------------------------------

Pieter Bruegel





Jogos infantis
Quando observamos essa obra, três aspectos nos chamam a atenção. Primeiro, a composição com grande número de personagens, técnica que o artista dominava com segurança. Segundo, a forte impressão de movimento. Terceiro, a atitude das crianças: elas não parecem estar brincando por prazer, mas por obrigação, como quem executa um trabalho. Essa sensação nos é transmitida pela ausência de sorriso no rosto.

------------------------------------------------------------------------------------------
Outros sites para pesquisa

Mais sobre Albrecht Dürer no site da Wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Albrecht_D%C3%BCrer

Mais sobre Hans Holbein no site da Wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Holbein,_o_Jovem

Mais sobre Hieronymus Bosch no site da Wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hieronymus_Bosch
Mais sobre Pieter Bruegel no site da Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Pieter_Bruegel_o_velho



Nenhum comentário:

Postar um comentário