Arte Rupestre

Se conhece como arte rupestre os rastros de atividade humana e que tem sido gravadas (petroglifos 1) ou pintadas (pictogligos 2) sobre superfícies rochosas. Em sua passagem pelo mundo, o homem tem desejado plasmar em cavernas, pedras e falésias, inúmeras representações de animais, plantas, objetos, cenas da vida cotitiana, simbolos, figuras geoétricas etc. Obras consideradas entre as mais antigas manifestações da destreza e
pensamento.(criatividade) Sua denominação como “arte” não significa que se trate de objetos
artisticos nos termos e com as finalidades que entendemos em nossa cultura ocidental. Esta é so mais uma das formas de tentar deficnir o seu significado.



1 . petróglifos

Tambem conhecidass como grabados rupestres(gravuras rupestres), estas manifestacoes foram elaboradas ao deferir na superfícioe rochosa instrumentos mais duros. Para conseguir isso, o homem pre historico poderia usar pontas de pedra ou outros materiais preparados especificamente para esta finalidade
















2 . pictografíasAs pictografias (do latín pictum: relativo a pintar, e do grego grapho: traçar) sao grafismos realizados sobre as rochas mediante aplicação de pigmentos. Melhor conhecida como pintura rupestre, se caracteriza por utilizar em sua preparação substâncias minerais (óxidos de ferro, mangnésio, cinabrio (sulfeto de mercúrio), carvão, argila), animais (sangre, ovos, gorduras) o vegetais (gorduras, corantes). Diversas misturas foram realizadas para obtenção de pigmentos que vão do preto ao branco e uma variedade de cores como vermelho, laranja e amarelo. 


Para que era realizada a arte rupestre? Podem ser muitas e diversas as razões que tiveram os grupos humanos para realizar as manifestações rupestres: praticas de rituais e oferendas, intenções puramente esteticas ou necessidade de ser um veiculo de comunicação de saberes, mitos etc.

Questão de sobrevivência. Uma das explicações mais aceitas que tem nos ultimos tempos, é que a elaboração da arte rupestre é como um ato de meditação entre os caçadores e os «espíritus dueños de los animales»(senhores espiritos dos animais) para assim propiciar e assegurar sua sobrevivência. (culto magico religioso afim de assegurar uma caçada bem sucedida)



A escultura primitiva

As "Venus Esteatopígicas", esculturas em pedra ou marfim de figuras femininas estilizadas, com formas muito acentuadas, são manifestações artísticas das mais primitivas do "Homo Sapiens" e que demonstram sua capacidade de simbolizar. A estas esculturas é atribuído um sentido mágico, propiciatório da fertilidade feminina e ao primeiro registro de um sentimento religioso ou de divindade, o qual convencionou-se denominar de Deusa mãe, Mãe Cósmica ou Mãe-terra.

O retorno do “primitivo”

Até meados do século XIX a sociedade ocidental interpretava as manifestações plásticas americanas e de outros povos primitivos como mostra de desenvolvimento inferior. O segmento do padrão clássico grego elevava a representação da figura de uma forma mais “evoluida”.

Mas um olhar novo representaria a “redescoberta do novo mundo plastico”.Teve um grande impacto nas artes e à reavaliação da arte de outros povos, não tradicionais da história europeia.

Isto é evidente na obra de artistas como Gauguin, Picasso, Paul Klee e Miro, que inspirou os formulários simplificados (tais como arte rupestre) nas tarefas de influenciar significativamente plásticos contemporâneos.
























Mulher com os braços levantados 1907                                 Ciphers and Constellations, in Love
Pablo Picasso                                                                                with a Woman. 1941 -Joan Miró.



Fonte: http://wanderson81.blogspot.com/
Manual de arte rupestre de cundinamarca ( adaptado por Wanderson Lima) Diego Martínez Celis, Álvaro Botiva Contreras, Bogotá D. C. Colombia, julio de 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário