Atividades recreativas reduzem em 90% indisciplina escolar

O projeto “Recreio Dirigido”, desenvolvido pela Escola Estadual Victorino Monteiro da Silva, no bairro CPA IV, em Cuiabá, é um importante aliado contra a indisciplina dos alunos do Ensino Fundamental. O emprego de atividades lúdicas, jogos como dama, dominó, xadrez, ‘amarelinha’, tênis de mesa, futebol, bambolê, “cantinho da leitura”, reduziu a indisciplina dentro e fora de sala de aula em até 90%.


A correria, assim como a gritaria e as risadas fartas da garotada no momento do recreio continuam, mas com um diferencial já que doze opções educativas de lazer são disponibilizadas aos mais de 1,1 mil estudantes do Ensino Fundamental matriculados em período diurno.

Para a promoção das atividades todos os profissionais se propuseram a atuar como monitores. A unidade nas ações tem garantido sucesso da prática que ajuda na integração e também é uma estratégia do ensino aprendizado. Dentre as opções ofertadas, o espaço dedicado à leitura é um dos mais procurados nos 20 minutos destinados as atividades da proposta pedagógica.

‘Sem a menor dúvida nos ajuda em sala de aula. A concentração da garotada aumentou, assim como a disciplina’, conta a professora Izabel Inácia de Amorim, que ministra aulas para os alunos do 1º e 2º Ciclos de Formação Humana. “Antes do Recreio Dirigido havia muitos acidentes, os alunos ficavam dispersos”, conclui.

“Gosto muito de pular corda. Antes era mais confuso, tinha muita correria, empurrão”, relata Damaris Ferreira Uemura, aluna da 2ª fase do 2º Ciclo. Para Evelin Nascimento Silva, de 8 anos, da 3º fase do 1º Ciclo, o risco de acidentes diminuiu. “Eu já levei tombo e um menino bateu na minha cabeça. Agora isso não acontece mais. É mais bacana assim”.

Confira mais sobre o projeto - Clicando aqui

Construção da Proposta

Coletivamente as professoras Jucilene Corrêa Botelho e Lidiane Corrêa esboçaram o projeto do Recreio Dirigido, que teve sua formatação efetivada durante a Semana Pedagógica em 2013 e total aprovação de todo corpo docente e equipe gestora da unidade escolar. ‘Percebíamos a necessidade de nos adaptarmos, para evitar acidentes, assim como ajudar na disciplina e no comportamento”, conta Jucilene. Para 2014, a ideia é a oferta de karaokê todos os dias, potencializando a leitura da garota.

Para a diretora da Escola, Nilzana Amorim Silva, projetos como esse reforçam o sentimento de pertencimento da comunidade, assim como o respeito pelo espaço público que possibilita um ambiente de socialização. “Não registramos atos de vandalismo na escola. Não temos muros sujos, nem paredes, vidros quebrados, procuramos sempre fortalecer a relação com a comunidade e o projeto nos ajuda nesse propósito”. Ela ainda frisa que as ações de indisciplina apresentaram uma expressiva queda. “Já chegamos a 90% de redução, mas por quê não podemos chegar a 100%?”, finaliza.

A unidade escolar atende no total 1,4 mil alunos do Ensino Fundamental – no período diurno – e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário