Saber a tabuada é importante para agilizar a resolução de problemas matemáticos na escola e nosso cotidiano. Muita gente tem más recordações das aulas de Matemática.

Memorizar toda a tabuada não significa que a criança entende o conceito de multiplicação. A conceituação deve ser construída adequadamente ao longo dos anos iniciais, principalmente através de jogos.

Uma vez compreendido o conceito da multiplicação e suas propriedades, torna-se importante para as construções dos conteúdos matemáticos mais complexos, que se tenha memorizados as tabuadas do 1 ao 10, principalmente, com o objetivo de agilizar o cálculo mental. Pensando nisso segue abaixo uma sugestão de jogo que auxilia nesse processo, de maneira lúdica e divertida!


JOGO DOMINÓ DA TABUADA

MATERIAIS:
Papel e lápis para fazer os cálculos (opcional)
Dominós impressos
Regras para o jogo
Tabela com as tabuadas (para tirar dúvidas)

CONSTRUINDO O JOGO:
1- Imprima as folhas de dominós.
2- Cole o sulfite impresso num papel mais grosso antes de recortar.
3- Plastifique com plástico adesivo ou fita adesiva larga transparente (opcional).


Esse jogo contém as tabuadas do 1 ao 10. Ele foi dividido em quatro folhas, evitando repetições de resultados dentro de cada uma. Pode ser usado as folhas separadas e, gradativamente ir colocando mais folhas, aumentando assim as dificuldades.

Os objetivos deste jogo são: Desenvolver o raciocínio lógico-matemático, resolver multiplicações mentalmente e assim contribuir a agilidade do cálculo mental, memorizar algoritmos simples da tabuada, aplicar os conceitos construídos em, situações contextualizadas, dentre outros.

Com jogos de tabuleiro essa compreensão se torna significativa e ajuda na compreensão de que a matemática também se aprende brincando. Existem vários jogos vendidos comercialmente para ajudar a criançada a guardar na memória os fatos da tabuada, mas, acredito que, quando a criança ajuda na construção de um jogo, ela cria uma ligação afetiva com ele e isso é importante para que ela goste de brincar com ele.

Basta imprimir, montar com a criança e começar a aprender brincando! Boa diversão e aprendizado!

Clique aqui para fazer o download do material em pdf


Fonte:http://www.papodaprofessoradenise.com.br/