Páginas

Como usar Inteligências Múltiplas na Sala de Aula

Sempre devemos levar em conta que existem diversos estilos de aprendizagem e tempo máximo de atenção em determinada atividade, por isso o planejamento da aula deve contemplar as diferentes formas de aprender, procurando variar as mesmas, proporcionando assim que os alunos consigam maior tempo de atenção. 

Para ajudar os professores nessa tarefa esse resumo foi preparado. 

Inteligência Linguística

Características
Capacidade de usar as palavras de forma efetiva, seja verbalmente ou pela escrita; inclui a capacidade de manipular a sintaxe, a semântica e as dimensões pragmáticas.
Atividades para estimular

Para estimular essa inteligência, desenvolva atividades como contação de histórias, produção de trechos de histórias iniciadas por colegas, transformação de um gênero para outro, por exemplo adaptar uma fábula para uma peça de teatro, trava-línguas, palavras-cruzadas. As crianças precisam ouvir muitas palavras novas, participar de conversas estimulantes, construir com palavras imagens, aprender uma língua estrangeira, trabalhar jogos de memória com nomes locais, discutir, ler e escrever histórias, fazer malabarismo com vocabulário, entrevistar, fazer quebra-cabeças, jogos de soletração, integrar redação e leitura com outras áreas de assuntos, produzir, editar e supervisionar revista ou jornal da escola ...


Inteligência Lógico-Matemática
Características

Capacidade de usar os números de forma efetiva, raciocinar bem, inclui sensibilidade a padrões e relacionamentos lógicos, funções e outras abstrações relacionadas.
Atividades para estimular

Uso jogos de raciocínio e estratégia como xadrez, dominó, cubo mágico, sudoku, resolução de enigmas lógicos. Também brinquedos de desmontar e montar, bem como encaixar peças. Estimular a resolução de problemas e jogos matemáticos. Incentivar a interpretação de dados. Estimular as próprias potencialidades. Utilizar experimentos práticos e previsões. Integrar organização e matemática em outras áreas curriculares. Ter um lugar para tudo. Possibilitar a realização das coisas passo a passo. Usar raciocínio dedutivo


Inteligência Visuo-Espacial
Características
Capacidade de perceber com precisão o mundo visual espacial, e de realizar transformações sobre essas percepções, envolve sensibilidade a cor, linha, forma, configurações e espaço, e às relações existentes entre eles. Inclui a capacidade de representar graficamente ideias visuais e de orientar-se em uma matriz espacial.
Atividades para estimular
Brinquedos como lego de montar e encaixar, origami, tétris; atividades de desenho, como copiar objetos reais para o papel, esculpir materiais. organização dos próprios brinquedos em espaço determinado Ensinar técnicas de estudo visuais, como, por exemplo, a utilização de sublinhados coloridos ou a elaboração de mapas de ideias, gráficos ou esquemas.


Inteligência Musical
Características

Capacidade de perceber, discriminar, transformar e expressar formas musicais. Inclui sensibilidade ao ritmo, tom ou melodia, e timbre de uma peça musical.
Atividades para estimular
Para estimular essa inteligência, trabalhe a construção de brinquedos musicais com materiais do dia-a-dia, como panelas, copos, lápis e tudo o mais, usando-os para desenvolver ritmos e melodias, imitar diferentes sons com a própria voz. Tocar um instrumento musical. Trabalhar com música. Aprender através de canções, de poemas com rima. Ligar-se a um coral ou a um grupo musical. Escrever música. Integrar música com assuntos de outras áreas. Usar música para relaxar.

Inteligência Cinestésica
Características
Capacidade em usar o corpo para expressar ideias e sentimentos. Facilidade no uso das mãos, para produzir ou transformar coisas. Inclui habilidades físicas específicas tais como: coordenação, equilíbrio, força, destreza, flexibilidade e velocidade.
Atividades para estimular
Jogos como mímica, brincar de sério; atividades como cerâmica, dança, teatro e esportes em geral ajudam nessa inteligência. Integrar o movimento em todas as áreas do currículo. Usar a dança, o movimento, os jogos e as técnicas manipulativas para aprender. Fazer mudanças na sala a intervalos frequentes. Relacionar movimentos aos conteúdos de estudo. Usar o corpo para se concentrar e relaxar. Fazer viagens. Utilizar teatro.

Inteligência Interpessoal
Características
Capacidade de perceber e fazer distinções no humor, intenções, motivações e sentimentos das outras pessoas, influenciam um grupo de pessoas para que sigam, certa linha de ação.
Atividades para estimular
Pode-se trabalhar atividades de revezamento ou equipe, onde um tem que esperar e depende da atividade do outro para poder fazer a sua, como revezamento em natação, futebol. Ensinar algo a outra pessoa também é uma ótima tarefa, como ajudar alguém a corrigir os próprios deveres de casa. Desenvolver a cooperação, tutelar ou orientar os outros, fazer diversos intervalos para socializar, trabalhar em equipes, integrar a socialização em todas as partes do currículo, usar causa e efeito, ter festas e celebrações de aprendizagem.


Inteligência Intrapessoal
Características
Autoconhecimento e a capacidade de agir adaptativamente com base neste conhecimento.
Atividades para estimular
Solicitar à criança que faça desenhos dela mesma no presente, passado e futuro; observar fotos e tentar lembrar porque estava com tal expressão na foto; peça que escolha músicas de acordo como se sente; Ter conversas pessoais de “coração para coração”, usar atividades de crescimento pessoal para romper bloqueios à aprendizagem, reservar tempo para reflexão interior: “pense e ouça”, fazer estudo independente, ouvir sua intuição, discutir, refletir ou escrever o que vivenciou e como se sentiu, permitir a individuação, fazer diários de história pessoal – histórias da família, assumir o controle da própria aprendizagem, Ensinar afirmações pessoais, ensinar questionando - quem? Quando?


Inteligência Naturalista
Características
Capacidade no reconhecimento e classificação das numerosas espécies - a flora e a fauna - do meio ambiente do indivíduo. Inclui também sensibilidade a outros fenômenos naturais, como formação de nuvens e montanhas.
Atividades para estimular

Cultivar uma horta, acompanhar o desenvolvimento de um animal ou planta. Ter aulas ao ar livre. Comparar diferentes tipos de plantas, observando suas semelhanças e diferenças.
Viajar para conhecer os diferentes ecossistemas. Plantar, colher e produzir alimentos. Cuidar de animais. Garimpar e consumir produtos ecológicos ou orgânicos. Pesquisar e preparar receitas naturalistas.


Estilo Auditivo
Alunos com este estilo serão capazes de se lembrar do que eles ouvem e preferem instruções orais. Eles aprendem ouvindo e falando. Estes alunos gostam de conversar e entrevistar. Eles são leitores fonéticos, que gostam de leitura oral, leitura em coro e de ouvir livros falados. Eles aprendem melhor quando o professor lhes oferece oportunidades para:
• Entrevistar, debater
• Participar em um painel de discussão
• Apresentar relatórios oralmente
• Participar em debates sobre material escrito

Estilo Visual

Alunos com este estilo serão capazes de se lembrar do que veem e preferem instruções escritas. Estes alunos são leitores visuais, que gostam de ler em silêncio.
Melhor ainda, gostam de receber informações por meios visuais como, por exemplo, fitas de vídeo, DVD. Eles aprendem melhor quando o professor lhes oferece oportunidades para trabalharem com:
• Gráficos de computação
• Mapas, gráficos, tabelas
• Histórias em quadrinhos
• Cartazes
• Diagramas, desenhos
• Recursos para organizar gráficos
• Textos com muitas figuras

Estilo Tátil
Alunos com este estilo aprendem melhor tocando em coisas. Eles compreendem instruções que eles escrevam e aprenderão melhor através de manipulações. Eles aprendem melhor quando o professor lhes oferece oportunidades para eles:
• Desenharem
• Jogarem jogos de tabuleiro
• Construírem diagramas
• Construírem modelos (com vários materiais)
• Seguirem instruções para fazer alguma coisa

Estilo Cinestésico
Alunos com este estilo também aprendem tocando e manipulando objetos. Eles têm a necessidade de envolver o corpo todo na aprendizagem. Eles se lembram melhor do conteúdo das aulas se eles o expressarem em ações. Eles aprendem melhor quando o professor lhes oferece oportunidades para:
• Jogarem jogos que envolvam o corpo todo
• Fazerem atividades de movimento
• Construírem modelos
• Seguirem instruções para fazer alguma coisa
• Realizarem experimentos


Indicação de leitura:
EXERCITANDO AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Referências:
ARMSTRONG, Thomas. Inteligências múltiplas na sala de aula. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação de múltiplas inteligências. Petrópolis: Ed. Vozes, 1998.
GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
GARDNER, H; KORNHABER, M e WAKE, K. Inteligência: Múltiplas Perspectivas.Porto Alegre: ArtMed, 1998.



Nenhum comentário:

Postar um comentário